Entrevista com Moacyr Scliar
Entrevista com Moacyr Scliar

"O ensino da literatura ainda não se libertou da metodologia do passado, em que leitura era obrigação, e não prazer"

"Uma bela história ou um belo poema melhoram nossa vida", diz o escritor Moacyr Scliar. Autor de mais de 80 livros, publicados além do Brasil na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, e Espanha, Moacyr Scliar é um entusiasmado defensor da leitura. "Ler é algo que se deve fazer com prazer e emoção, nunca como obrigação". Para o autor, atividades que estimulem a interação com o texto, como adaptações teatrais, podem aproximar crianças e jovens da literatura.

Ele próprio escreveu uma adaptação de O Guarani, clássico romance de José de Alencar, voltada para o público infanto-juvenil. No livro de Scliar, um grupo de adolescentes participa de um concurso de vídeo e para isso estuda a obra de Alencar, comparando-a com a nossa atualidade. "O conhecimento da vida e do mundo que se pode adquirir pela leitura é sempre mediado pelo sentimento. Por isso, melhor que perguntar para um jovem 'O que o autor quis dizer com esse texto?' é questionar 'O que você sentiu lendo esse texto?'", explica. Suas principais considerações sobre Educação brasileira, em entrevista aoEducar para Crescer:

Como estimular um jovem a gostar de ler? 

Moacyr Scliar: O ensino da literatura ainda não se libertou da metodologia do passado, em que leitura era obrigação curricular, e não prazer. Só se lia autor morto - quanto mais morto, melhor. Clássicos são essenciais - Machado é prova disso - mas autores contemporâneos também são importantes, na medida em que falam da realidade vivida pelos jovens. Regra número um: eliminar o caráter de obrigatoriedade, de dever escolar, da leitura. Ler é algo que se deve fazer com prazer e emoção. A principal pergunta que um professor deve fazer para um jovem não é algo do tipo "O que o autor quis dizer com esse texto?", mas sim: "O que você sentiu lendo esse texto?" O conhecimento da vida e do mundo que se pode adquirir pela leitura é sempre mediado pelo sentimento. A segunda regra é estimular a interação com o texto: adaptações teatrais e recriação de textos são dois exemplos

Qual o lugar da literatura no mundo contemporâneo?

Moacyr Scliar: Embora a transmissão da informação e do conhecimento se possa fazer hoje de muitas e diferentes maneiras, o texto continua sendo importante. Ele estimula a imaginação, ele amplia o domínio sobre a palavra (e a palavra é um esteio fundamental da condição humana) ele pode ser arte. Uma bela história, um belo poema melhoram nossa vida.

Qual o item mais importante a ser trabalhado na escola?

Moacyr Scliar: Eu diria que o estímulo à leitura - a transformação desta numa atividade prazerosa - é básico.

Qual a importância da formação do professor?

Moacyr Scliar: Esta é uma profissão que precisa ser urgentemente revalorizada, tanto em termos de carreira, como, mais precocemente, na formação, que deve contemplar, sobretudo, os novos aspectos da realidade: a presença cada vez maior da tecnologia, as mudanças no relacionamento, a necessidade de aperfeiçoar nossa democracia.

A boa gestão escolar é fundamental?

Moacyr Scliar: Escola tem de funcionar bem. Vivemos num país pobre, mas não podemos deixar que a desorganização, a imprevidência, a falta de planejamento agravem os efeitos desta pobreza